O que são aplicativos mobile híbridos x nativo

O que são aplicativos mobile híbridos x nativo

Neste artigo rápido e objetivo, iremos explicar melhor sobre o conceito de desenvolvimento de aplicativos híbridos.

 

Com o surgimento do iPhone em 2007, os apps se tornaram mania, e atualmente tudo que precisamos temos algum app para nos ajudar. Sem falar de aplicativos como Waze, UBER, WhastApp, Spotify que surgiram com propostas que mudaram a forma como nos locomovemos, pedimos táxi, nos comunicamos e ouvimos músicas.

 

Disso em diante podemos perceber que cada dia que passa surgem mais aplicativos, e até mesmo empresas que possuem aplicativos próprios para automatizar ou agilizar processos. Tudo isso se deu pelo facilidade de termos tudo na palma da mão, e estarmos cada vez mais conectados.

 

Tudo que dissemos até aqui fez com que o desenvolvimento de aplicativos crescecem exponencialmente por todo o mundo, incluindo no Brasil, e com esse crescimento surgiram frameworks para otimizar esses desenvolvimentos.

 

O desenvolvimento de um aplicativo pode ser feito de forma nativa ou híbrida, onde o aplicativo nativo é aquele onde ele é desenvolvido na linguagem específica da plataforma em que vai roda. Portanto quando se parte para um desenvolvimento nativo temos que desenvolver um aplicativo para roda no iPhone, iPad (iOS) e outro para os smartphones que rodam (Android). Já o desenvolvimento híbrido temos apenas um desenvolvimento, com pequenas customizações de algumas particularidades de uma plataforma para outra.

 

No início falavam-se muito nas vantagens e desvantagens de um e outro, pois o nativo tinha como ponto forte o acesso total a recursos do dispositivo, e a desvatagem no custo, por ter que pagar por 2 (dois) desenvolvimento (android e ios). Já o híbrido por até então tem acesso limitado aos recursos do dispositivo, mas com custo bem menor que o outro.

 

Porém como tudo evolui, os frameworks também evoluiram e temos acesso a praticamente todos os recursos como um aplicativo nativo, o pode-se considerar que o desenvolvimento híbrido é muito mais vantajoso, pois conseguimos ter o que temos em um aplicativo nativo, com tempo de desenvolvimento mais rápido e de menor custo.

VOLTAR
Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins, 1730 - Lençóis Paulista / SP